• Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Seg - Sex (09:30 - 13:00 / 14:00 - 18:30)
dbGEP-F - Esclarecimento sobre a implementação de faturas eletrónicas

dbGEP-F - Esclarecimento sobre a implementação de faturas eletrónicas

A DBG informa os seus clientes do módulo dbGEP-F do seguinte:

  • No final do corrente ano de 2018, termina o período de transição previsto na recente atualização do Código de Contratos Públicos (Decreto-Lei n.º 111-B/2017, de 31 de agosto), que antecipa a transposição da Diretiva 2014/55/EU. Depois disso, a partir de 1 de janeiro de 2019, é obrigatório fornecedores e entidades da Administração Pública passem a emitir, transmitir e receber faturas exclusivamente por via eletrónica.
  • Segundo a referida diretiva, entende-se por fatura eletrónica “uma fatura que foi emitida, transmitida e recebida num formato eletrónico estruturado que permite o seu processamento automático e eletrónico”. 
  • Assim sendo, e como é facilmente percetível, para que seja possível fazer a implementação deste processo de emissão, transmissão e receção de faturas eletrónicas é necessário que estejam perfeitamente definidos os formatos e os meios para tal.
  • Aguardava-se, para o passado dia 27 de novembro, a publicação de uma portaria com essa mesma informação, o que não veio a ocorrer.
  • Até ao instante as entidades competentes para o efeito não disponibilizaram ainda a informação necessária para que seja possível proceder à referida implementação.

Nota: Já existem, no mercado, algumas soluções de implementação de faturação eletrónica. No entanto, estas soluções só são conseguidas com intervenção de terceiros e com os consequentes custos, para o utilizador, dessa mesma intervenção. De momento, a DBG não equaciona enveredar por este tipo de solução.

Face a tudo o que atrás foi exposto, a DBG não se pode comprometer a ter, no dia 1 de janeiro de 2019, em funcionamento no seu módulo dbGEP-F o processo de emissão de faturas eletrónicas. No entanto, reafirma a sua vontade e disponibilidade para implementar o referido processo assim que lhe for, técnica e temporalmente, possível fazê-lo e na sequência da disponibilização, pelas autoridades competentes, de toda a documentação necessária para o efeito.


Copyright © 2005-2024 DBG Todos os direitos reservados.